sábado, 6 de fevereiro de 2010

Realidade

Hei!

Aconteceu uma coisa engraçada hoje: já tinha algumas coisas no apto pq a antiga moradora deixou, especialmente algumas coisas de comer. Eu comprei uns tomatinhos e estava procurando o sal...encontrei uma coisa salgada meio estranha e coloquei em cima dos tomates. Porém, alguma coisa internamente me disse q era melhor eu procurar a tradução... entrei no google e encontrei: fermento em pó!!!...essa foi por pouco rsrsrs. Eu fico pensando nos gringos que vão para o Brasil...deve ser a mesma coisa...todos os produtos escritos em português e quase nada em inglês...ainda que algumas marcas são iguais como OMO para sabão em pó, mas outras totalmente diferentes. Agora vou fazer uma listinha com as principais traduções para as minhas próximas compras ... e se encontrar um dicionário inglês-finlandês...comprar.

Hoje aconteceu uma coisa impressionante. Fui comprar um celular (que é muito útil principalmente em casos de emergência), mas eu queria um que pudesse funcionar no Brasil tb. E, por mais diferente que possa parecer para nós brasileiros que estamos acostumados com o nosso jeitinho de sermos tratados, o menino sabia que para funcionar no Brasil, o cel teria que funcionar na mesma frequência que as operadoras de cel funcionam no Brasil (ok, para algumas pessoas isso é sabido, mas eu não sabia, e aposto que muitos vendedores de celular no Brasil tb não sabem!!). Isso pq eu gostei de um cel e ele procurou na internet se esse modelo funcionaria no Brasil. Impressionante não?!! Esse país é incrível. Outro exemplo pelo qual passei esses dias: para pegar o metrô não há catracas, vc entra e pronto. Vc tem que ter o bilhete em mãos, mas eu ainda não encontrei ninguém para conferir se eu tinha ou não o bilhete ... no primeiro dia que fui ao centro, voltei sozinha e estava indo para a plataforma (descendo a escada rolante) procurar um local para comprar o bilhete, e não encontrei. Eu podia muito bem ter entrado no trem sem pagar, mas resolvi subir novamente a escada e comprar o bilhete nas máquinas, com a ajuda de um moço da limpeza. Isso é país de primeiro mundo, não precisa de proibições, as coisas funcionam porque todos sabem o que é necessário ser feito, e o fazem!

Aqui você paga 2,50 euros (passagem comprada com o motorista) ou 2,00 euros (passagem comprada em máquinas) que valem por uma hora, podendo utilizar para ônibus, metrô e trem. Além disso, todos os transportes são pontuais...portanto, essa hora rende rs

Ainda estou impressionada em como as coisas funcionam aqui, e como não funcionariam no Brasil. Mas acreditem, amo meu país!!

Mudando um pouquinho de assunto... a foto acima foi tirada por mim no meu segundo dia aqui (ontem rs), enquanto andava perdida encontrei lindos pontos para fotos. É gostoso caminhar para conhecer e ver as construções da cidade, mas confesso que às vezes começo a não sentir mais o meu rosto de tão frio. Além disso, andar na neve pode parecer com andar na areia ... cansa muito!! E em algumas partes o gelo derretido e recongelado vira um ótimo escorregador. Não caí ainda, mas não duvido que vá acontecer pq já tive várias escorregadelas rsrs.

Bom...já escrevi demais...

bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário