sábado, 10 de abril de 2010

comida


salad with reindeer

mämmi

cream cheese and white chocolate cake


Olás!

Já havia dito a vocês que não gosto da comida daqui :( Essas três fotos são mais exemplos de que nem tudo que tem uma cara boa é uma delícia rs. Fui jantar essa semana aqui em Helsinki em um lugar chamado Zetor, eu achei um lugar um pouco mais caro que o comum, mas que tinha porção pequena do mämmi (doce finlandês típico da Páscoa e que eu não poderia voltar ao Brasil sem provar). A primeira foto é do meu jantar (suuuper light rs). Eu quis tentar a rena assada para ver se tirava a má impressão da rena defumada que comi no mercado municipal. Infelizmente, a rena entrou para a lista das comidas que não gostei aqui (... felizmente para as renas rs). A sobremesa foi o mämmi que dividi com a Andreia e que também entrou para a lista das comidas que não gostei. O mämmi me lembrou o gosto do doce de banana no Brasil (que também não gosto) mas sem açúcar, e o branco é nata (que também não gosto). Pedimos também uma torta de cream cheese com chocolate branco, e, acreditem, eu gostei, mas só da torta, essa cobertura vermelha em cima dela que tem um ótimo aspecto mas é horrível (tem um gosto ácido...eca).

Mas, gosto é gosto ... pode ser que um dia vocês experimentem esses pratos e apreciem muito :) Além disso, para não deixar uma péssima impressão, outro dia eu comi um prato com "fried vendace" (se vocês colocarem no google vão poder ver o prato com purê de batata) e gostei. Não posso mais dizer que não gosto da comida daqui porque encontrei esse prato rss. Esse peixinho é conhecido aqui como Muikku, e a parte interessante da história é que ao tirar fotografias ao invés de dizerem "x" como nós, eles dizem "muikku", que supostamente é engraçado para eles rss.

bjos saudosos!!

2 comentários:

  1. É verdade, essas comidas não agradam a maioria dos estrageiros. Nem eu gosto do mämmi. Carne da rena; é típico daqui, mas praticamente raramente se come (já que é caro e não se vende em todo lado, se não for "poronkäristys" congelado).

    O que quero dizer, sem tentar defender, rs, é que essas comidas, além de ser "típicas", não se come aqui todos os dias. Acho que o que mais se come aqui é massa, frango, saladas, comida pronta que se vende nos supermercados, carne moída (em vários tipos de pratos), salmão etc. Carne boa infelizmente é cara (ou pelo menos tem essa imagem) e por isso não é para todos os dias.

    Eu não comi mämmi depois de criança (leia: só quando me obrigaram)...

    Na verdade comida finlandesa não é grande coisa, mas por outro lado, aqui se come muita comida internacional, tipo italiana, asiática... claro que depende muito da pessoa, estou falando de gente "jovem". Por outro lado, quando essa gente tem crianças, os costumes logo voltam ao mais tradicional finlandês, acho ;)

    Bem, é assim que eu vejo as coisas...

    Beijos,
    Teea

    ResponderExcluir
  2. Oi Tâ!!! Tudo bem?
    Realmente, a salada e a torta parecem bem gostosas, mas esse tal de mämmi nem na foto parece muito apetitoso. Espero que não tenha mais comidas típicas para você experimentar. (será que o povo que vem para o Brasil também acha a nossa comida estranha?)
    A Nara disse que você está trabalhando bastante, né?! Eu estou estudando bastante, as disciplinas do mestrado estão um pouco pesadas.
    Beijo
    Ju

    ResponderExcluir